sexta-feira, 28 de abril de 2023

Edição autocatalítica de base para controlo tradicional de RNA

 

DART VADAR (Detection and Amplification of RNA Triggers via ADAR)

Investigadores do Instituto Wyss da Universidade de Harvard e do MIT estão a desenvolver um processo de colocação de genes terapêuticos em células específicas para sua ativação no momento certo transformando uma enzima natural, que serve de sinalizador da necessidade de ativação do gene. Esta poderá ser a chave para a próxima geração de terapias "inteligentes" baseadas no sistema mRNA á semelhança da aplicação desenvolvida para a vacina Covid 19, permitindo o desenvolvimento de tratamentos altamente específicos para uma variedade de doenças.

A substância em torno da qual o DART VADAR é construído é a adenosina desaminase que atua no RNA, ou ADARs ou seja enzimas que se ligam a moléculas de RNA de cadeia dupla (dsRNA) e fazem uma edição de base específica, convertendo uma molécula de adenosina (A) incompatível em inosina. Essa mudança desestabiliza a estrutura do dsRNA e acredita-se que esteja envolvida nas respostas das células a diferentes vírus, muitos dos quais carregam seu material genético como RNA.

https://www.nature.com/articles/s41467-023-36851-z#rightslink

Sem comentários:

Enviar um comentário

Prémio António Champalimaud de Visão, edição 2023

No 7 de Setembro, o Prémio António Champalimaud de Visão, o maior prémio do mundo na área da Visão no valor de 1 milhão de euros, na sua edi...