terça-feira, 14 de março de 2023

CRISPR-Cas9 e Edição Genética.

 Este blogg nasce com o objetivo de facilitar a partilha de conhecimento de temas importantes na area da genética, biologia molecular e biotecnologia.

Iniciamos com CRISPR-Cas9.


Em 1973 os bioquímicos americanos Stanley N. Cohen e Herbert W. Boyer “ cortaram uma molécula de DNA em pedaços, recombinaram os pedaços e injectaram-na numa bactéria de Escherichia coli.” que depois se reproduziu.

Existem actualmente diversas técnicas de engenharia genética, como a amplificação, sequenciamento, recombinação de DNA, reacção da polimerase em cadeia (PCR), plasmócitos, clonagem molecular ou bloqueio de genes, entre outras que tornam possível alterar segmentos ou substâncias específicas no funcionamento de um organismo. As alterações introduzidas no genoma são posteriormente herdadas pelos  descendentes e permanecem na estirpe onde se insere.

https://www.sciencehistory.org/historical-profile/herbert-w-boyer-and-stanley-n-cohen


Em 7 de outubro de 2020, as professoras Emmanuelle Charpentier, diretora da Unidade de Ciências de Patógenos do Instituto Max Planck em Berlim, na Alemanha, e Jennifer A. Doudna, da Universidade da Califórnia em Berkeley, nos EUA, foram agraciadas com o Prêmio Nobel de Química por um método de edição do genoma “tesoura genética” CRISPR-Cas9.

https://www.nobelprize.org/prizes/chemistry/2020/popular-information/

A doença de Huntington é uma condição hereditária em que as células cerebrais morrem devido a uma proteína tóxica produzida por uma versão mutante do gene Huntingtin (mHTT). O início dos sintomas ocorre geralmente no início da meia-idade, tornando-se uma doença devastadora numa época em que as vítimas são frequentemente pais. É este gene mHTT mutante que o CRISPR-Cas9 poderia corrigir, de acordo com os pesquisadores da Univercidade de Emory.

https://www.sciencealert.com/crispr-could-point-to-a-cure-for-huntington-s-disease-suggests-new-study

Sem comentários:

Enviar um comentário

Prémio António Champalimaud de Visão, edição 2023

No 7 de Setembro, o Prémio António Champalimaud de Visão, o maior prémio do mundo na área da Visão no valor de 1 milhão de euros, na sua edi...